[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark
Com a mudança do nosso horário de verão para o horário tradicional acabei esbarrando num problema em relação ao Openfire, mais especificamente com o cliente de mensagens instantâneas que utilizamos aqui. O famoso Spark.
O que ocorreu é que, mesmo ajustando o horário no Servidor Linux onde está o Openfire e também o servidor de banco de dados, o Spark continuou exibindo a data adiantada em 1 hora.
Para resolver segui a dica deste post: http://listas.softwarelivre.org/pipermail/openfire-br/2009-October/004156.html para o mesmo problema só que no início do horário de verão.
Em resumo o que fiz foi remover ou renomear a pasta jre de dentro da instalação do Spark e deixar ele pegar o meu java instalado localmente. Resolvi fazer desta forma, pois esta instalação padrão do java eu atualizo frequentemente (via apt-get). Com isso evito de ter este problema na próxima troca de horário.
Outra possibilidade seria copiar a instalação do Java Runtime de sua máquina para dentro do Spark renomeando esta para "jre". Talvez esta segunda estratégia seja interessante para ajustar o Spark automaticamente via script de logon do Windows, por exemplo, nas demais estações da rede.
Espero com este post ter auxiliado outros usuários do Openfire a resolver esta questão de horário. Dúvidas postem nos comentários.
E até o próximo post, que devem voltar a ficarem mais frequentes. Tenho vários assuntos na fila. hehehe.
Comentários
Valeu
Dentro da pasta onde o pacote foi descompactado você vai encontrar um binário chamado "spark", basta executá-lo que o Spark será aberto.
Obs.: Existe ou existia um pequeno bug no Spark para Linux. Dentro do arquivo compactado //plugins/jniwrapper.jar existe um arquivo chamado "plugin.xml". Este contém um espaço em branco indevido.
Procure pela tag "Windows, Linux" dentro deste arquivo e remova o espaço após a vírgula do Windows. Ficando assim: Windows,Linux.
Valeu pelas dicas, caso ajude estou usando Ubuntu 9.10.
Valeu
Ex.: haag@server:/opt/spark$./Spark
Se não está usando o ./ o Linux procura nos caminhos da variável PATH e se não o encontra nestes caminhos acusa este "command not found".
Obrigado.
Obrigado.
Poderia fazer assim:
sudo ln -s /opt/spark/Spark /usr/bin/spark
Com isso bastará pressionar ALT+F2 e digitar "spark" que este irá carregar normalmente.
Obs.: Se digitar o comando "echo $PATH" você verá os caminhos de pesquisa de comandos do Linux. Pode criar um link em qualquer um destes caminhos. Para o exemplo escolhi o /usr/bin.
Disponha Marcelo, fico feliz em poder ajudar. Abraço!
nós temos em torno de 160 usuários simultâneos. O Openfire está rodando sobre o Debian 5, armazenando os logs no MSSQL e autenticando os usuários pelo Active Directory. Este servidor está virtualizado no XenServer. Usa somente um processador, 768Mb de Ram e 10GB de disco. A configuração é até bem modesta. Mas dá conta do recado tranquilamente. O XenServer é um Intel QuadCore de 8GB de RAM e 2 discos SATA em raid 1. Boazinha, mas os conjunto de discos poderia ser melhor.
Ah, usamos também o plugin FastPath para atendimento online via site.
O Openfire tem se mostrado uma ótima ferramenta. Está em produção aqui a uns 8 meses.
Obrigado.
Se precisar de apoio e eu puder te ajudar é só falar.
Não sei se deu para entender????
você pode utilizar o recurso chamado "Packet Filter Rules" no Console Web de Administração do Openfire, nas configurações do Servidor.
Ali você pode criar regras bloqueando ou liberando determinadas conversas por usuário/grupo/componentes e outros...
E em "Subscription Service" você define regras de permissões para adicionar e aceitar usuários, além de uma "White List" onde pode restringir os contatos permitidos.
Dê uma olhada por aí e veja se vai te ajudar.
Abraço!
quero instalar o openfire aqui na empresa e gostaria de saber quantos usuário simultâneos o banco interno suporta e quais as limitações dele..
Obrigado
o Openfire é muito escalável. Tenho clientes hoje trabalhando com até 100 usuários simultâneos tranquilamente. Basta para isso dimensionar bem o hardware onde ele será instalado. Além disso também é muito importante a escolha de um bom banco de dados para armazenar a sua carga. Eu sugeriria os bancos PostgreSQL, Oracle ou MSSQL.
Limitação legal não tem nenhuma, visto que é software livre.
Depois de ter feito tudo estar aparentemente tudo funcinando percebi o seguinte:
quando os usuarios pertencem a varios grupos eles são listados em todos, ai para os outros usuarios que comprtilham somente alguns grupos eles tambem aparecem em todos, fica uma coisa muito estranha e desorganizada, como vc trata deste problema , deve ter acontecido com o seu spark isto tambem...
Valeu...
Vamos la..rs quero saber como configura o openfire pra receber clientes do msn, ICq. Yahoo. ect..
para utilizar outros gateways no Spark, como MSN, Gtalk, Yahoo, etc... Você precisa instalar o plugin do Openfire chamado "IM Gateway Plugin". Mais informações você pode ver aqui: http://www.igniterealtime.org/community/docs/DOC-1005
No Menu "Plugins" da Administração do Openfire você também deve encontrar um link para "Plugins Disponíveis". Ali você vai encontrar o "IM Gateway Plugin".
meu servido tem o nome empresa.com.br
ai o nome dos clientes fica
cliente@empresa.com.br
nesse mesmo servido quero cria um cliente com cliente@empresa2.com.br
é possível fazer isso de alguma forma?
resumindo eu quero usar 1 servidor com 2 ou mas nomes para cliente
Agradeço desde já
Romulo Marcos
sobre a sua dúvida de empresa.com.br e empresa2.com.br não entendi bem para que finalidade você quer, mas poderia tranquilamente configurar isso no arquivo /etc/hosts ou c:\windows\system32\drivers\etc\hosts, adicionando o seu IP e vinculando aos dois domínios.
Se for em um serviço de email, tipo sendmail, existe um arquivo de configuração onde você define, acho que /etc/mail/local-host-names, se ainda estou lembrado.
Como te disse, depende da tua necessidade.
você deve estar usando o HSQLDB não é?
Os dados do Openfire normalmente ficam na pasta /usr/share/openfire/embedded-db quando se opta pelo banco Java. Te sugiro parar o serviço do Openfire e copiar todo o conteúdo a partir de /usr/share/openfire, com isso já estará também copiando o banco.
Os arquivos de configuração estão normalmente em /etc/openfire. A instalação do Openfire fica em /var/lib/openfire.
Fazer uma cópia destes caminhos já deve ser o suficiente.
Seguinte.. eu configurei meu servidor openfire tudo rodando na paz.. com 230 users cadastrados e separados por grupos.
como eu usei os grupos para separa os usuários eles são adicionados automaticamente quando crio um novo usuario..
minha duvida é! tem com eu fazer alguma configuração no servidor openfire, para eu poder excluir os usuários no meu cliente..
você já fez a atualização do Java nestas máquinas que estão apresentando esta diferença de horário?
Observe também se as configurações de horário do seu Openfire estão corretas: http://www.igniterealtime.org/images/screenshots/wf_langtime.png
Recentemente fui admitido em uma empresa que faz uso do spark contudo o pessoal anterior de TI criou as contas de uma forma muito genérica e eu gostaria de mudar esses nomes nos clientes criando um padrão.
O que eu percebi até o momento que os nomes que aparecem para o usuário são locais ou seja se eu renomear o nome de alguém em uma estação o mesmo não acontece na outra , eu ja tentei copiar o spark de uma maquina para outra o que também resultou em fracasso .
Por eu ser estagiário gostaria de uma solução que não exigisse alteração no BD diretamente.Gostaria de saber se existe um arquivo que eu posso copiar que ira padronizar esses nomes.
Desde ja obrigado pela atenção.
Por exemplo : se eu renomear o usuário XX para YY na minha maquina e depois copiar o meu spark para outra maquina o nome na nova estação continua XX .
Como eu sou estagiário venho procurando uma forma de fazer isso sem alteração no banco de dados .
Desde ja obrigado .
você utiliza somente o spark como cliente ou usa também o Openfire como Servidor?