Publicar Direitos no CIGAM sem precisar que todos saiam do Sistema

Segue abaixo uma dica rápida de como fazer a publicação de direitos no CIGAM sem precisar que todos os usuários fechem o Sistema.

A solução é bastante simples, basta criarmos um adendo para o magic.ini com o caminho do arquivo de usuários intermediário, conforme exemplificado abaixo:

/[MAGIC_ENV]RtUserCopyRight = *ERP CIGAM8i - AMBIENTE DE PUBLICAÇÃO DE DIREITOS
/[MAGIC_ENV]UsersPath = *CONFIG\USR_STD.PUB
Salvamos este arquivo com o nome sugerido de AD_PUB.INI dentro da pasta ADENDOS (crie se não existir) na estrutura de pastas do CIGAM.

Criamos um novo atalho para o CIGAM, como sugestão de nome podemos deixar "ERP CIGAM8i - Publicação de Direitos" e adicionamos na linha de comando a chamada para o novo adendo criado. Ex.:
G:\CIGAM\MAGIC\MGRNTW.EXE @ADENDOS/AD_PUB.INI

Feito isso precisamos criar o arquivo CONFIG\USR_STD.PUB a partir do CONFIG\USR_STD.ENG. Para tanto podemos fazer isso pelo prompt de comando ou pelo Explorer. Vou exemplificar abaixo pelo prompt de comando:
G:\CIGAM\CONFIG> COPY USR_STD.ENG USR_STD.PUB

Obs.: Este procedimento acima só precisará ser realizado uma única vez, do contrário não conseguiríamos entrar no sistema.


Agora basta acessarmos o novo atalho, publicarmos os direitos e, após o término do processo, renomear o arquivo de usuário oficial para .BKP por exemplo e copiar o arquivo USR_STD.PUB gerado para USR_STD.ENG.

Obs.: Ao acessar o novo atalho observe se o título da janela do CIGAM mudou para "ERP CIGAM8i - AMBIENTE DE PUBLICAÇÃO DE DIREITOS". Se não houve mudança verifique novamente os passos acima, desde o princípio.


Espero com este post auxiliar aos colegas que trabalham com o CIGAM a ter mais agilidade nos processos de publicação de direitos.

Abraço a todos.

Comentários

Thiago Aras disse…
Alexsandro,

Você o procedimento para publicar os direitos na versão CIGAMe10?

Atenciosamente,


Thiago Aras
Alexsandro Haag disse…
Olá Thiago,
hoje no CIGAMe10 é possível realizarmos a publicação dos direitos de um novo usuário, ou manutenção dos direitos de um usuário existente, sem a necessidade de um atalho a parte (como recomendado neste post sobre a versão 8i). O único cuidado mesmo é garantirmos que teremos sempre um backup diário do arquivo usr_std.eng para podermos voltar caso surja algum eventual problema.

Creio que o atalho a parte somente se justificaria na versão e10 do CIGAM caso fosse feita alguma manutenção em vários perfis de usuário de uma única vez. Do contrário seria desnecessário.

Lembre que, na versão 8i a publicação de usuários sempre refazia todo o arquivo de usuários, já na versão e10 a rotina de publicação foi aperfeiçoada. Hoje ela publica apenas o que foi alterado, excluído ou adicionado no arquivo de usuários. Devido a este comportamento o acesso exclusivo ao arquivo de usuários (usr_std.eng) já não se faz mais necessário.

Abraço e Obrigado por acompanhar o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Kettle] - Ajuste de Memória de Utilização