[OpenERP] - Instalação no CentOS 6.2 - Parte 1 de 5

Como estou precisando documentar a instalação do OpenERP no CentOS para um cliente, resolvi gerar o documento aqui no blog mesmo. Assim já deixo disponível para auxiliar a quem precisar.

Esta primeira parte do processo da instalação é bem simples, vai tratar apenas do processo de download da última versão (até o momento) do tipo "netInstall". Resolvi dividir em partes para que a postagem não fique extensa demais, porém elas terão no máximo o intervalo de 1 dia, para que não prejudique a  minha agenda ;). Bom, vamos dar início então...

Baixando a versão 6.2 do CentOS
  • Download da Imagem ISO do CentOS - para fazermos o download da imagem iso de instalação entramos no site e fazemos a escolha de um Mirror do CentOS, conforme destacado abaixo, acessando o endereço www.centos.org, clicando em Downloads e posteriormente em "Mirror List":


  • Na lista de Mirrors optei por um dos Estados Unidos, Califórnia, mas poderia ter sido qualquer outro:
  • Após clicar no link sou direcionado para uma lista de arquivos. Seleciono ali a última versão do CentOS no momento, a 6.2:

  • Seleciono depois a pasta "isos", pois quero justamente pegar uma imagem pronta de instalação para utilizar na criação da máquina virtual:
  • Escolhi a plataforma "x86_64" pois minha intenção é a de fazer uma instalação do OpenERP sobre um Sistema Operacional de 64 bits:
  • Clico agora sobre a imagem iso que pretendo utilizar para a instalação e salvo em minha pasta de downloads para posterior utilização. Neste tutorial vou utilizar a versão "netinstall", pois quero fazer uma instalação enxuta e baixar os pacotes atualizados durante o processo de instalação. Para facilitar aqui está o link final de download

Sei que o processo de download chega a ser até bastante banal, porém a intenção aqui é de ser extremamente detalhista e didático, de forma a deixar tudo o mais documentado possível. Na segunda parte vou documentar a preparação da máquina virtual para a então instalação do CentOS.

Próximas Etapas: (Assim que forem preparadas associo o link)
  • Preparação da Máquina Virtual;
  • Instalação Básica do Sistema Operacional;
  • Preparação do SO para o OpenERP;
  • Instalação do OpenERP;
  • Configurações pós-instalação.

Dúvidas ou sugestões comentem abaixo...

Comentários

Sérgio disse…
Bem, fico feliz que haja brasileiro mexendo com o CentOs e ajudando na instalação.
Apesar de banal, eu gastei uma DATA (umas 2h) para escolher a opção: NETINSTALL.
Vou instalar em um Notebook CCE o KVM e escolherei, posteriormente a opção (durante a instalação): VIRTUAL HOST.
Quero rodar Windows e Linux neste PC e, com isso, aprender como a galera trabalha com os VPS da vida.
Parabéns e vou lendo os outros, também. O meu ainda tá baixando, mas é de outro local (o mesmíssimo arquivo).
Sérgio
Alexsandro Haag disse…
Olá Sérgio,
realmente esta parte é bem tranquila, mas a idéia é montar um tutorial bem detalhado, para que um usuário iniciante possa realizar o procedimento de forma fácil.
Unknown disse…
Ola Alexsandro!
Você parou o segundo passo gostaria de saber como faço para fazer as partições no centOS 6.2 de forma manual. Não conseguindo
Unknown disse…
Ola Alexsandro!
Você parou o segundo passo gostaria de saber como faço para fazer as partições no centOS 6.2 de forma manual. Não conseguindo
Unknown disse…
Ola Alexsandro como faço para montar as partições manualmente.
Alexsandro Haag disse…
Olá André,
realmente, estou com o terceiro rascunhado já, mas não consegui tempo para colocar aqui ainda. Era prá ter sido bem mais rápido. Creio que este final de semana consiga fazer.
Vou ver se pego os prints que preparei com a parte da configuração das partições e te envio.
Aqui usei uma edição básica das partições, pois o foco não é a instalação refinada do CentOS, mas apenas de uma forma que ela possa ser utilizada para instalação do OpenERP.

Postagens mais visitadas deste blog

[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Kettle] - Ajuste de Memória de Utilização