[OpenERP] - Corrigindo problemas com charset no cliente Web

Esta semana fiz uma instalação do OpenERP no serviço Cloud da Amazon (Amazon EC2), sobre a distro da própria, chamada "Amazon Linux AMI beta". Aparentemente esta é baseada no CentOS, ou outra semelhante.

Realizei todos os procedimentos de instalação, conforme estava acostumado a fazer no Ubuntu, claro com algumas diferenças e trabalhos adicionais de compilação de alguns pacotes que não vinham empacotados por padrão na distro da Amazon (isso fica para outro post).

Após ter realizado a instalação dos pré-requisitos e colocar o ambiente no ar fui surpreendido com um pequeno, porém incômodo, erro de charset da página Web, conforme pode ser visto abaixo:

Seguindo uma dica do Renato Lima da Akretion, pesquisei sobre uma configuração no arquivo openerp-web.cfg onde fosse possível definir este charset como utf-8. Na documentação da Openerp não achei nada, então resolvi procurar informações sobre o pacote Cherrypy, e foi aqui onde encontrei a solução. Mais precisamente aqui.

Bastou que eu definisse estes dois parâmetros dentro do arquivo de inicialização do cliente Web que a sua interpretação no navegador passou a funcionar corretamente. Abaixo segue trecho do meu arquivo openerp-web.cfg:

 [global]
server.environment = "development"

# Some server parameters that you may want to tweak
server.socket_host = "0.0.0.0"
server.socket_port = 8080

# Sets the number of threads the server uses
server.thread_pool = 10

tools.sessions.on = True
tools.sessions.persistent = False
tools.encode.on = True
tools.encode.encoding = "utf-8"


# Simple code profiling
server.profile_on = False
server.profile_dir = "profile"

Com estes dois ajustes os navegadores passaram a identificar corretamente a codificação de caracteres pois o servidor Web CherryPy passou a utilizar este encoding (utf-8) ao invés do iso8859-1 ou semelhante.

Abaixo podemos ver o resultado:
Acentuação e caracteres especiais estão agora sendo exibidos perfeitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Kettle] - Ajuste de Memória de Utilização