Flash Player no Ubuntu 11.04 64bits

Desde alguns dias prá cá tenho tido problemas para exibir alguns vídeos em Flash no meu notebook com Ubuntu 10.04 64bits. Muitas vezes o vídeo não aparecia, exibindo mensagem como se o FlashPlayer não estivesse instalado:
Sempre utilizei o flash plugin instalado através dos pacotes oficiais da Canonical, mas de repente parece não funcionar mais: 

Optei então por remover o plugin e instalar manualmente através do site da Adobe. Foi onde encontrei a versão "Square", aqui.

Na lista de downloads da versão Square baixei a versão 64 bits para Linux, de acordo com a minha plataforma, no formato tar.gz:

Salvei o arquivo em uma pasta qualquer e descompactei seu conteúdo. Imaginei que teria um script de instalação, porém descompactou apenas um único arquivo chamado: libflashplayer.so . Só o que precisei fazer foi colocar este arquivo dentro da pasta "plugins" dos navegadores que utilizo:
  • Firefox - /usr/lib/firefox-addons/plugins
  • Chromium - /usr/lib/chromium/plugins
Reiniciei o Firefox e os vídeos em flash passaram a funcionar novamente. No Chromium não precisei nem reiniciar, bastou fazer um "Refresh" da página que o plugin já foi ativado e o vídeo rodou normalmente.

O único efeito colateral disso é que agora, sempre que quiser o Flash atualizado vou precisar baixá-lo novamente, remover o plugin anterior e repetir o processo acima para a nova versão. A Distro não vai mais cuidar disso para mim. Mas como este procedimento é muito simples e eventual não será problema. O mais importante é que o Flash funcione.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Kettle] - Ajuste de Memória de Utilização