Versão Estável (6.0.1) do OpenERP liberada!

Aos entusiastas e estudiosos de ERP uma boa notícia...
Foi liberada, de ontem para hoje, a versão estável do OpenERP 6.

O download pode ser feito neste endereço: http://www.openerp.com/downloads

Aqui pode ser vista uma demonstração online do produto.

OpenERP, como o próprio nome sugere é uma ferramenta ERP de Código Aberto sob a licença AGPL 3.
Houve uma grande evolução na localização brasileira, realizada pela comunidade, principalmente pela empresa Akretion.

Pelas outras soluções de ERP de Código Aberto que conheço (Openbravo, Compiere, Adempiere, etc) esta é a que possui um melhor suporte (na minha opinião pessoal) à realidade brasileira.

Link para a Comunidade OpenERP Brasil: http://www.openerpbrasil.org/
Vídeos interessantes sobre o produto: http://www.openerp.tv

Comentários

Unknown disse…
Alexsando Haag,

Posso baixar a versão do software e customizar para uma pequena empresa,usando o tipo de licença permitido?

Grato,

Julio Cesar
Alexsandro Haag disse…
Sim Júlio.
Eu inclusive estou fazendo isso também.

Existe a possibilidade de credenciamento como Parceiro da OpenERP, mas isso é opcional, pois o produto não muda.

Te sugiro dar uma olhada na documentação do OpenERP e participar do Grupo de Discussão para se inteirar melhor sobre o assunto: http://groups.google.com/group/openerp-brasil

Precisando de apoio pode contar comigo.

Abraço!
Alex
Unknown disse…
Li um pouco sobre o Open Bravo e o modulo de POS.Mas pelas pesquisas(inclusive as ua recomendação) apontam para o Open ERP como o que mais se adequa a realidade brasileira.
Alexsandro Haag disse…
Então Júlio,
pelo que estou observando de uns tempos para cá, o Openbravo tem se afastado um pouco do código aberto, pois está mesclando licenças comerciais nos seus módulos. E inclusive ele nunca teve uma licença GPL, como é o caso do OpenERP.
Além disso tenho visto percebido maior facilidade de utilização do OpenERP em relação ao Openbravo.
Alexsandro Haag disse…
Sobre ser Parceiro, tem um custo sim, que particularmente achei bem salgado. Mas também acho muito importante ser credenciado, pois aumenta a confiança do cliente em nossa solução.

Minha idéia é fazer isso num futuro próximo.

Em relação a POS não existe nada do OpenERP para isso. Neste ponto o Openbravo está na frente. Pelo que tenho visto do pessoal nos fóruns o melhor caminho neste caso seria integração com outro software POS livre ou não. Algo como Stoq, OpenbravoPOS, LemonPOS, e por aí vai.
Alexsandro Haag disse…
Mas por exemplo, o OpenERP possui entre os seus módulos os seguintes que estão ausentes ou são comerciais no Openbravo:
- Gestão de Projetos;
- CRM (muito completo, dispensando assim integração com vTiger, SugarCRM, ou qualquer outra solução);
- Emissão de NF, Impostos (ICMS,IPI,etc), classificação fiscal, CFOPs, etc. (Nada disso existe na localização Brasil do Openbravo).

A lista de módulos é muito extensa no OpenERP, vai desde módulos de integração com e-mail, Gestão de Idéias, Gestão de Documentos, Gestão de Hotéis, a coisas mais tradicionais como Estoque, Compras, Suprimentos, Vendas, MRP, etc.

Particularmente estou bastante entusiasmado com a ferramenta.
Alexsandro Haag disse…
A propósito, aqui tem um link sobre a política de Parcerias: http://www.openerp.com/partners/partners-key-benefits
Unknown disse…
Muito bom mesmo...TO gostando do que estou vendo...valeu pelas valiosas dics.Estou anotando tudo aqui.
Unknown disse…
Alex,

A ideia do parceiro é somente para saber como funcionava.Eu tbm num futuro proximo quem sabe!!

Este Stoq também parece ótimo para small business.Parece bem o que eu quero para ponto de venda.Com um hardware não muito potente e so linux conseguimos fazer ele rodar.
Alexsandro Haag disse…
Eu separaria assim...
Stoq para Comércio
OpenERP para Indústria

O Stoq é um projeto nacional, mas com foco no comércio mesmo.
Unknown disse…
Legal.
Instalei o Stoq.
Estou olhando alguns módulos.
Caixa e POS não consigo olhar porque precisa de uma impressora ligada,ou será que tem como testar sem?Acho que é porque coloquei a versão com os plugins para isso.

Obrigado Alex,
Alexsandro Haag disse…
Disponha Júlio.

Sobre o Stoq não sei te dizer, pois o utilizei muito tempo atrás, e como meu foco é indústria não realizei estes testes com POS.
Olá Alexsandro, você conhece alguma empresa de consultoria que nos auxilie na implementação de um open erp, que seja localizada em Florianópolis ou então em SC??
Alexsandro Haag disse…
Olá Francieli,
trabalho com implementação e customização do OpenERP aqui em SC. Se quiser podemos conversar.

Postagens mais visitadas deste blog

[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Pentaho] - Criando uma Simples transformação para apagar tabelas de um esquema no Oracle