[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

 Com a mudança do nosso horário de verão para o horário tradicional acabei esbarrando num problema em relação ao Openfire, mais especificamente com o cliente de mensagens instantâneas que utilizamos aqui. O famoso Spark.
  O que ocorreu é que, mesmo ajustando o horário no Servidor Linux onde está o Openfire e também o servidor de banco de dados, o Spark continuou exibindo a data adiantada em 1 hora.
  Para resolver segui a dica deste post:  http://listas.softwarelivre.org/pipermail/openfire-br/2009-October/004156.html para o mesmo problema só que no início do horário de verão.
  Em resumo o que fiz foi remover ou renomear a pasta jre de dentro da instalação do Spark e deixar ele pegar o meu java instalado localmente. Resolvi fazer desta forma, pois esta instalação padrão do java eu atualizo frequentemente (via apt-get). Com isso evito de ter este problema na próxima troca de horário.
  Outra possibilidade seria copiar a instalação do Java Runtime de sua máquina para dentro do Spark renomeando esta para "jre". Talvez esta segunda estratégia seja interessante para ajustar o Spark automaticamente via script de logon do Windows, por exemplo, nas demais estações da rede.

Espero com este post ter auxiliado outros usuários do Openfire a resolver esta questão de horário. Dúvidas postem nos comentários.

E até o próximo post, que devem voltar a ficarem mais frequentes. Tenho vários assuntos na fila. hehehe.

Comentários

Alisson disse…
A dica funcionou perfeitamente. Obrigado
Anônimo disse…
Como istalar o client spark em uma maquina linux?

Valeu
Alexsandro Haag disse…
Para usar o Spark no Linux basta baixar o pacote no site, descompactar em qualquer local que tenha permissões, como /home/usuario/spark ou /opt/spark (necessário permissão root para este caminho).

Dentro da pasta onde o pacote foi descompactado você vai encontrar um binário chamado "spark", basta executá-lo que o Spark será aberto.

Obs.: Existe ou existia um pequeno bug no Spark para Linux. Dentro do arquivo compactado //plugins/jniwrapper.jar existe um arquivo chamado "plugin.xml". Este contém um espaço em branco indevido.
Procure pela tag "Windows, Linux" dentro deste arquivo e remova o espaço após a vírgula do Windows. Ficando assim: Windows,Linux.
Alexsandro Haag disse…
As tags xml sumiram quando eu publiquei o comentário. Se não entender me avise que reviso. Vou ver se publico isso no blog com mais detalhes também.
Anônimo disse…
Fiz o que vc falou, mas continua dando command not found, o que vc acha que pode ser?
Valeu pelas dicas, caso ajude estou usando Ubuntu 9.10.
Valeu
Alexsandro Haag disse…
Você está rodando pelo Terminal? Se sim, está rodando o comando da pasta onde descompactou o Spark com um "./" na frente?

Ex.: haag@server:/opt/spark$./Spark

Se não está usando o ./ o Linux procura nos caminhos da variável PATH e se não o encontra nestes caminhos acusa este "command not found".
Marcelo disse…
Não achei que precisasse do ./ estava executando sem, agora funcionou, muito obrigado pela presteza no help, recomendarei seu blog.
Obrigado.
Marcelo disse…
To perturbando vc mas não é todo dia que alguem quer Sharing knowledge, hehehe, poderia me dizer quantos usuarios vc tem na sua estrutura e o hw utilizado?
Obrigado.
Alexsandro Haag disse…
Para agilizar o uso do Spark e evitar o uso do "./" pode ainda criar um link simbólico para um caminho que esteja no PATH.

Poderia fazer assim:
sudo ln -s /opt/spark/Spark /usr/bin/spark

Com isso bastará pressionar ALT+F2 e digitar "spark" que este irá carregar normalmente.

Obs.: Se digitar o comando "echo $PATH" você verá os caminhos de pesquisa de comandos do Linux. Pode criar um link em qualquer um destes caminhos. Para o exemplo escolhi o /usr/bin.

Disponha Marcelo, fico feliz em poder ajudar. Abraço!
Alexsandro Haag disse…
Sim Marcelo,
nós temos em torno de 160 usuários simultâneos. O Openfire está rodando sobre o Debian 5, armazenando os logs no MSSQL e autenticando os usuários pelo Active Directory. Este servidor está virtualizado no XenServer. Usa somente um processador, 768Mb de Ram e 10GB de disco. A configuração é até bem modesta. Mas dá conta do recado tranquilamente. O XenServer é um Intel QuadCore de 8GB de RAM e 2 discos SATA em raid 1. Boazinha, mas os conjunto de discos poderia ser melhor.

Ah, usamos também o plugin FastPath para atendimento online via site.

O Openfire tem se mostrado uma ótima ferramenta. Está em produção aqui a uns 8 meses.
Marcelo disse…
Mestre sou eu denovo para te perturbar, vc conhece o zimbra? claro que conhece o que vc acha dele? é que sai da empresa em que trabalhava e era Microsoft e agora estou começando em outra empresa que tem muitos linux slackware, não gosto, e o email que utilizam lá é o mta usado é o postfix e o client no outlook,dai ja viu né deu pau na maquina faz backup do arquivo do outlook,ou perde tudo, to querrendo então colocar o centOS e o zimbra que tem muitosoutros recursos pelo que andei pesquisando,mas nunca instalei nen configurei, então gostaria ai de uma opinião sua e se posso ficar pedindo um help para vc caso precise.
Obrigado.
Alexsandro Haag disse…
Marcelo, está no caminho certo. Zimbra é uma ótima opção ao mesmo nível do Exchange da Microsoft, com a vantagem de ser de código aberto.

Se precisar de apoio e eu puder te ajudar é só falar.
Alexsandro Haag disse…
Marcelo, existe também o Zarafa (www.zarafa.com) outra solução de Groupware, porém sua interface lembra mais o Exchange/Outlook do que o Thunderbird. Eu particularmente ainda ficaria com o Zimbra, mas o Zarafa também é uma boa alternativa. Dê uma olhada nos screenshots dele no site.
Marcelo disse…
Valeu pela dica vou dar uma pesquisa sobre o Zarafa, uma coisa que me deixou um pouco desmotivado com o zimbra é em relação ao backup das mensagens, é feito de um "arquivão" e não tem como recuperar uma mensagem especifica, acho que falta este detalhe, mas claro pensando que é open source e tem outros tantos recursos que este poderia passar desapercebido, mas não custa o comentario quem sabe logo resolvam isto. :)
Alexsandro Haag disse…
Marcelo pelo que sei o backup pode ser restaurado parcialmente sim. Inclusive a rotina de backup é simplesmente cópia de arquivos. Veja aqui... http://wiki.zimbra.com/wiki/Backing_up_and_restoring_Zimbra_%28Open_Source_Version%29
Marcelo disse…
Olá Mestre, sou eu de novo, cara o seguinte agora surgiu a especulação para que seja feita a integração com outros IMs e ou que se possa comunicar com outros Ims mas que não se perca o controle de quem pode ou não conversar adicionar ou não usuarios.Pode ser feito?
Não sei se deu para entender????
Alexsandro Haag disse…
Olá Marcelo,
você pode utilizar o recurso chamado "Packet Filter Rules" no Console Web de Administração do Openfire, nas configurações do Servidor.

Ali você pode criar regras bloqueando ou liberando determinadas conversas por usuário/grupo/componentes e outros...

E em "Subscription Service" você define regras de permissões para adicionar e aceitar usuários, além de uma "White List" onde pode restringir os contatos permitidos.

Dê uma olhada por aí e veja se vai te ajudar.

Abraço!
Anônimo disse…
OI boa tarde sou novato na informatica.
quero instalar o openfire aqui na empresa e gostaria de saber quantos usuário simultâneos o banco interno suporta e quais as limitações dele..

Obrigado
Alexsandro Haag disse…
Olá amigo Anônimo,
o Openfire é muito escalável. Tenho clientes hoje trabalhando com até 100 usuários simultâneos tranquilamente. Basta para isso dimensionar bem o hardware onde ele será instalado. Além disso também é muito importante a escolha de um bom banco de dados para armazenar a sua carga. Eu sugeriria os bancos PostgreSQL, Oracle ou MSSQL.
Limitação legal não tem nenhuma, visto que é software livre.
Carlos Junio disse…
Bom dia Alesandro quando você fala "dimensionar bem o hardware onde ele será instalado" tem configuração mínima para usar 200 usuários simultâneos?
Alexsandro Haag disse…
Não que tenha configuração mínima. O Openfire até não chega a ser tão exigente. Para 100 usuários, por exemplo, tenho um servidor (máquina virtual), com 512MB de RAM e um disco de 10GB. Dá conta tranquilo, os indicadores mostram a máquina com uma boa folga ainda. Claro que o banco de dados não está junto da instalação do Openfire. Se for considerar o banco de dados junto no mesmo servidor aí vai depender do banco que utilizar. Com o PostgreSQL por exemplo eu deixaria pelo menos com 2GB de RAM e mais um disco para os dados. Isso considerando agora os teus 200 usuários simultâneos.
Marcelo disse…
Mestre, valeu pela dica anterior.
Depois de ter feito tudo estar aparentemente tudo funcinando percebi o seguinte:
quando os usuarios pertencem a varios grupos eles são listados em todos, ai para os outros usuarios que comprtilham somente alguns grupos eles tambem aparecem em todos, fica uma coisa muito estranha e desorganizada, como vc trata deste problema , deve ter acontecido com o seu spark isto tambem...
Valeu...
Carlos Junio disse…
Ola alexsandro.. sou novo usando spark ja pesquisei alguns posts mas nao conseguir tira minha duvida.

Vamos la..rs quero saber como configura o openfire pra receber clientes do msn, ICq. Yahoo. ect..
Alexsandro Haag disse…
Carlos,
para utilizar outros gateways no Spark, como MSN, Gtalk, Yahoo, etc... Você precisa instalar o plugin do Openfire chamado "IM Gateway Plugin". Mais informações você pode ver aqui: http://www.igniterealtime.org/community/docs/DOC-1005

No Menu "Plugins" da Administração do Openfire você também deve encontrar um link para "Plugins Disponíveis". Ali você vai encontrar o "IM Gateway Plugin".
Alexsandro Haag disse…
Marcelo esta questão dos usuários aparecerem em diversos grupos é o padrão do Openfire. A alternativa seria mesmo estruturar os usuários de modo que não haja necessidade de repeti-los em vários grupos. Pode me dar um exemplo de grupos que tenha utilizado onde ocorre este problema?
Carlos Junio disse…
Opa certo vou tira mais uma duvida com vc..

meu servido tem o nome empresa.com.br
ai o nome dos clientes fica
cliente@empresa.com.br

nesse mesmo servido quero cria um cliente com cliente@empresa2.com.br


é possível fazer isso de alguma forma?

resumindo eu quero usar 1 servidor com 2 ou mas nomes para cliente
Anônimo disse…
Ola amigo, tenho um servidor openfire rodando com banco de dados java, e quero migrar ele pra outro servidor como faço obackup dos ususario e principalmente das conversas pra restaurar nesse novo servidor?
Agradeço desde já
Romulo Marcos
Alexsandro Haag disse…
Carlos,
sobre a sua dúvida de empresa.com.br e empresa2.com.br não entendi bem para que finalidade você quer, mas poderia tranquilamente configurar isso no arquivo /etc/hosts ou c:\windows\system32\drivers\etc\hosts, adicionando o seu IP e vinculando aos dois domínios.

Se for em um serviço de email, tipo sendmail, existe um arquivo de configuração onde você define, acho que /etc/mail/local-host-names, se ainda estou lembrado.

Como te disse, depende da tua necessidade.
Alexsandro Haag disse…
Olá Romulo,
você deve estar usando o HSQLDB não é?
Os dados do Openfire normalmente ficam na pasta /usr/share/openfire/embedded-db quando se opta pelo banco Java. Te sugiro parar o serviço do Openfire e copiar todo o conteúdo a partir de /usr/share/openfire, com isso já estará também copiando o banco.
Os arquivos de configuração estão normalmente em /etc/openfire. A instalação do Openfire fica em /var/lib/openfire.
Fazer uma cópia destes caminhos já deve ser o suficiente.
Carlos Junio disse…
Oi Alexandro obrigado por tira minhas duvidas..

Seguinte.. eu configurei meu servidor openfire tudo rodando na paz.. com 230 users cadastrados e separados por grupos.

como eu usei os grupos para separa os usuários eles são adicionados automaticamente quando crio um novo usuario..

minha duvida é! tem com eu fazer alguma configuração no servidor openfire, para eu poder excluir os usuários no meu cliente..
Fecha Copa FC disse…
Bom dia amigo. Instalamos o Spark em todos clientes do nosso ambiente de trabalho, estamos encontrando problema no horário do envio das mensagens em alguns usuários. O que acontece é que o Spark está enviando mensagens de clinetes com 2 horas adiantadas em relação ao horário do Windows, teria alguma luz para me auxiliar? Obrigado.
Alexsandro Haag disse…
Amigo,
você já fez a atualização do Java nestas máquinas que estão apresentando esta diferença de horário?

Observe também se as configurações de horário do seu Openfire estão corretas: http://www.igniterealtime.org/images/screenshots/wf_langtime.png
Unknown disse…
Alexsandro Boa tarde , achei seu blog por acidente e creio que você poderia sanar uma duvida minha.
Recentemente fui admitido em uma empresa que faz uso do spark contudo o pessoal anterior de TI criou as contas de uma forma muito genérica e eu gostaria de mudar esses nomes nos clientes criando um padrão.
O que eu percebi até o momento que os nomes que aparecem para o usuário são locais ou seja se eu renomear o nome de alguém em uma estação o mesmo não acontece na outra , eu ja tentei copiar o spark de uma maquina para outra o que também resultou em fracasso .
Por eu ser estagiário gostaria de uma solução que não exigisse alteração no BD diretamente.Gostaria de saber se existe um arquivo que eu posso copiar que ira padronizar esses nomes.

Desde ja obrigado pela atenção.
Unknown disse…
Alexsandro eu gostaria de saber se o spark tem algum arquivo que controla os nomes localmente , gostaria de criar um padrão na minha empresa contudo não consigo modificar os nomes de exibição de uma maneira geral .
Por exemplo : se eu renomear o usuário XX para YY na minha maquina e depois copiar o meu spark para outra maquina o nome na nova estação continua XX .
Como eu sou estagiário venho procurando uma forma de fazer isso sem alteração no banco de dados .

Desde ja obrigado .
Alexsandro Haag disse…
Olá Natan,
você utiliza somente o spark como cliente ou usa também o Openfire como Servidor?
Gáb disse…
Excelente dica. Obrigado por compartilhar.

Postagens mais visitadas deste blog

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Kettle] - Ajuste de Memória de Utilização