Agendamento de tarefas do Kettle para o usuário SYSTEM do Windows

Dica rápida...

Após a conclusão de um Projeto com o Kettle (Ferramenta EAI opensource do projeto de BI "PENTAHO") normalmente precisamos criar um agendamento no Servidor para sua execução. Para isso, seguindo o manual do próprio, podemos utilizar o comando "AT" do Windows de modo a agendar como tarefa.

O detalhe é que, para rodar automaticamente sem um login e também para não falhar após qualquer mudança de senha, é interessante utilizarmos o usuário SYSTEM do Windows para rodar tais agendamentos.

Para que o Kettle funcione corretamente, acessando seus repositórios também como usuário SYSTEM é importante que se faça a cópia da pasta ".kettle" que se encontra no perfil do usuário que criou o projeto para a pasta do perfil do usuário SYSTEM.

Até aí tudo bem, a pasta de perfil dos usuários normalmente se encontra em C:\DOCUMENTS AND SETTINGS\%USER%, onde %USER% é o nome de login do usuário. Mas e onde se encontra o perfil do usuário SYSTEM?


A pasta de perfil do usuário SYSTEM, que sinceramente confesso não saber que existia, fica em C:\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEMPROFILE.

Desta forma basta que copiemos a pasta .kettle do perfil original para dentro da SYSTEMPROFILE.

Feito isso a tarefa deve executar corretamente de acordo com agendamento, independente de estar ou não logado no Windows.

Comentários

Alexsandro Haag disse…
Para o Windows 2003 pode ser necessário acrescentar estas duas pastas do Pentaho (.kettle e .pentaho) no caminho C:\Documents and Settings\Default User, ao invés do caminho mencionado neste post.

Postagens mais visitadas deste blog

[Openfire] - Ajuste de horário no cliente Spark

Verificar uso de disco em partição ASM do Oracle 11g no Linux

[Kettle] - Ajuste de Memória de Utilização